terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Novidades do elementary OS 0.3 “Isis” Beta 1

http://sourceforge.net/projects/eosbuilds/

Resultado de imagem para elementary os isis download


Novidades do elementary OS 0.3 “Isis” Beta 1

Após a revelação do possível nome da próxima versão do elementary OS, é hora de planejar mais um ciclo de desenvolvimento. Os designers e arquitetos do sistema já começaram a trabalhar nos possíveis novos recursos do Isis, que deve vir mais rápido, simples e elegante do que nunca. Configura as mudanças:

Design mais refinado

O tema padrão do elementary OS, além receber uma compatibilidade com a versão mais recente do GTK+, deve ganhar alguns refinamentos, um dos confirmados é um novo design do checkbox, além de um tema escuro para aplicações específicas, como o terminal. Haverá também uma mudança em relação às barras de rolagem, cuja futura aparência ainda não foi revelada. As janelas serão disponibilizadas com um cabeçalho compacto, esse recurso está sendo largamente explorado pelos designers em vários mockups, e sua implementação será possível, provavelmente, a partir do GTK+ 3.10 . Algumas aplicações também deverão ganhar botões com a função “voltar” de formato personalizado.
online_accounts_by_danrabbit-d5j4u5k
Mockup do plug de contas online, com cabeçalho compacto e botão de voltar com novo formato padrão

Novos plugs

Deverão chegar novos e muito aguardados plugs ao Switchboard, estão na lista para o primeiro beta do Isis, os plugs de rede, som, mouse e touchpad, contas online, contas de usuários, sincronização com dispositivos, idiomas e monitores.

Novos Indicadores

A nova versão do elementary deverá também ganhar novos modelos de indicadores que darão a possibilidade de maior interação com as aplicações.
Indicador de impressora com controle de arquivos enviados para impressão.
Indicador de impressora com controle de arquivos enviados para impressão.

Calendário nas nuvens

Maya, o aplicativo de calendário, apesar de já estar em testes a sincronização com o Google Calendário deverá também ganhar integração com o Outlook.com, iCloud e outros serviços de nuvem populares.

Suporte nativo à gestos

Um dos recursos não presentes no Luna foi o suporte nativo à gestos, seja em telas touchscreen ou em touchpads, os desenvolvedores já começaram a trabalhar no reconhecimento de gestos de multi-toque, este recurso deve ser implementado já no primeiro beta.

Instalação automática de drivers proprietários

Nós sabemos que instalar drivers proprietários em sistemas Linux não é nada fácil, ainda mais quando não há nenhum driver disponível junto ao Kernel, para facilitar a vida do usuário, os desenvolvedores pretendem automatizar a instalação de driver proprietários durante o primeiro boot do sistema, após instalado.

Novo sistema de resposta à ações

Quando um usuário realiza alguma ação que altere o estado do sistema, o sistema deve dar uma resposta ao usuário, por exemplo, quando se altera o volume de um dispositivo de áudio usando o teclado, é esperado que o sistema indique ao usuário que o volume está sendo alterado. Os desenvolvedores do elementary pretendem desenvolver e implementar um sistema refinado de resposta à ações, a discussão e especificações desse sistema podem ser encontradas neste documento.

Gerenciamento do sistema com uma única conta de usuário

Para unificar todas as contas de sincronização de arquivos, AppCenter, chat e etc., pretende-se criar uma “Conta elementary”.

Sistema inteligente de gerenciamento de áudio

Este é uma coleção de ideias para um gerenciamento de áudio mais inteligente, são esperados recursos como pausa automática de música quando recebendo uma ligação e quando não há um conjunto de fones plugados e ajuste do volume baseado no ambiente.

Nova central de aplicativos nativa

Não é novidade que uma nova central de aplicativos vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos três anos, nós já citamos isso aqui na comunidade.
Hoje, ainda em fase prematura, a Appcenter encontra-se disponível para testes e a mesma já executa as funções necessárias para um usuário comum como instalação, remoção e pesquisa de aplicativos.
appcenter_by_danrabbit-d4wj3cd

Uma nova base sólida e com um longo tempo de suporte, cortesia do Ubuntu 14.04 LTS

A base mais provável para o Isis é o Ubuntu 14.04, que terá suporte até 2019. Esta versão deverá trazer como novidades o servidor gráfico Mir, GTK+ 3.10 e outras mais bibliotecas atualizadas para melhor performance e estabilidade.
O processo de desenvolvimento ainda está em estágio muito inicial, portanto todos estes recursos ainda são ideias que podem ou não ser implementadas e/ou sofrer várias mudanças. Por conta disto, voltaremos a falar sobre estes no decorrer do desenvolvimento.
E você, o que espera para a próxima versão do elementary?
Publicado  por Leonardo Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Translate

Arquivo do blogue